segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pink Floyd (Vídeos)

Estava a passear no Youtube recentemente, quando encontrei duas relíquias dos Pink Floyd: A apresentação do 1º álbum, com Astronomy Domine, no programa "View Of The WeeK" (a entrevista vale a pena!) e o vídeo de See Emily Play, também do primeiro álbum. Aqui ficam os vídeos!

ASTRONOMY DOMINE - Live at View Of The Week


See Emily Play

domingo, 28 de outubro de 2007

Clã apresentam novo álbum

Os Clã começaram no passado dia 4 uma nova digressão de apresentação do sucessor de Rosa Carne: Cintura. Ficam aqui todas as datas da digressão, com um pedido de desculpa por já estar bastante atrasado.

OUTUBRO
Dia 4 Portalegre
Dia 5 Póvoa De Varzim
Dia 6 Aveiro
Dia 13 Torres Novas
Dia 20 Guarda
Dia 27 Barcelos

NOVEMBRO
Dia 3 Vila Real
Dia 10 Arcos De Valdevez
Dia 12 Alcobaça
Dia 17 Braga
Dia 29 Faro

DEZEMBRO
Dia 6 Lisboa
Dia 8 Figueira Da Foz
Dia 12 Porto

sábado, 27 de outubro de 2007

Clássicos Nº2 - Led Zeppelin - Led Zeppelin II


Antes de começar a escrever esta crítica estava previsto dedicar o "Clássicos" Nº2 ao "Led Zeppelin IV", isso foi até por engano pôr o "II" a tocar no gira-discos. E a bem ver, tudo o que havia a ser dito sobre o "IV" já foi dito, e sim senhor, é um álbum que roça a perfeição. Mas a jogar pelo lugar de melhor álbum dos Zeppelin está também o seu segundo LP. Quem ouve o álbum em vinl repara que os dois lados são diferentes no que toca a estilos, o lado A é mais Hard-Rock o lado B é claramente mais Blues. O álbum abre com aquele que será talvez o riff mais conhecido da banda, de uma das suas melhores músicas: Whole Lotta Love! Segue-se What Is And What Should Never Be que começa calma mas que se torna bastante energética. The Lemon Song transpira e Thank You cheira a balada Folk-Rock. Assim termina o lado A (para quem tem o álbum em vinil). O lado B começa com a dura Heart Breaker e é seguida de Livin' Lovin' Maid (She's A Woman) um Blues possivelmente escrito para alguma empregada jeitosa que os rapazes conheceram, quem sabe? Ramble On é longa e eléctrica, o "pouco" tempo de Moby Dick é assustadoramente parecido com Roadhouse Blues dos The Doors, em algumas partes. Bring It On Home é Zeppelin, é obrigatória, mas acaba este grande álbum...


No álbum:
Whole Lotta Love*****
What Is And What Should Never Be*****
The Lemon Song****
Thank You*****
Heart Breaker****
Livin' Lovin' Maid (She's A Woman)*****
Ramble On****
Moby Dick****
Bring It On Home*****

sábado, 20 de outubro de 2007

Radiohead - In Rainbows


Aqui está ele, o 7º álbum de originais dos Radiohead! A verdade é que quase custa a creditar que eles estão de volta, e poucas bandas conseguem transmitir este sentimento ao púbico. Depois de Hail To The Thief que não sendo mau, também não foi nenhuma obra prima, In Rainbows veio para matar a sede a muita gente, mas o copo não foi cheio. O novo álbum dos Radiohead surpreende não propriamente pela qualidade (que certamente não lhe falta) mas pela aproximação à electrónica (15 Step é um bom exemplo) que Thom Yorke tanto apelou que existisse na sua banda e que marcou presença no seu álbum a solo The Eraser. O álbum começa coma batida electrónica e fervilhante de 15 Step, aqui já nos dá vontade de continuar em frente! Bodysnatchers é tema que se segue, bem rock e com uma guitarra bem encaixada. Nude segue uma linha 'chill out' muito agradável de se ouvir assim como os arranjos de Weird Fishes/Arpeggi. Em All I Need a electrónica está de novo em destaque naquela que é uma das melhores faixas do álbun onde Yorke afirma "I'm in the midle of you, pictures". Faust Arp deixa-nos os seus arranjos de guitarra na cabeça ao contrário de Reckoner que nos deixa a voz de Yorke a ecoar cá dentro. House Of Cards é outro ponto ponto alto. Jigsaw Falling Into Place é bem energética enquanto que Videotape é a música perfeita para acabar o álbum. A seguir, o silêncio. Este foi o sétimo álbum dos Radiohead a benefeciar do toque de Midas, mas que não surpreende devido a um tal de OK Computer.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

U2 Tower

O célebre arquiteto britânico Norman Foster vai projetar o primeiro arranha-céus da Irlanda, a "U2 Tower", no qual a famosa banda irlandesa que baptiza o edifício terá um estúdio no último andar.
A construção, de 120 metros de altura com custo estimado em 200 milhões de euros, terá na cobertura uma espécie de "ovo" acústico, onde Bono e companhia poderão realizar gravações. Os demais andares terão apartamentos de luxo e a preços médios.
O projeto de Foster foi escolhido pela Docklands Development Authority de Dublin. As obras começam no próximo ano e devem ser concluídas em 2011.

Fonte: http://letrasdemusicas.com.br/

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Clássicos Nº1 - The Piper At The Gates Of Dawn

1967! Quatro senhores com uma visão diferente do rock lembram-se de lançar um álbum que por acaso vai mudar o mundo. Em luta acessa com Dark Side Of The Moon e The Wall, The Piper... é defendido por muitos como o melhor álbum dos Pink Floyd. Melhor ou não, não se sabe, mas certamente o mais louco (Syd Barret, líder da banda, seria internado anos mais tarde por ter uma "mente estranha" e consequentemente substituído por David Gilmour, actual líder). Os Pink Floyd eram constituídos por Syd Barret (guitarra, voz), Roger Waters (baixo, voz), Nick Manson (bateria e percursão) e Richard Wright (teclados, voz). Mas vamos ao que interessa! The Piper... é um álbum que surpreende qualquer um logo à primeira audição, logo no início com Astronomy Domine, uma das melhores músicas do álbum. Por entre uma guitarra psicadélica letras loucas chegamos aos instrumentais de "Pow R. Toc H." e de "Interstellar Overdrive" até acabarmos (e em grande) em Bike.
No álbum
Astronomy Domine *****
Lucifer Sam *****
Matilda Mother ****
Flaming ****
Pow R. Toc R. ****
Take Up Thy Stethoscope And Walk *****
Interstellar Overdrive *****
The Gnome *****
Chapter 24 ****
The Scarecrow ***
Bike *****
Singles e B - Sides
Arnold Layne *****
Candy And A Currant Bun ****
See Emily Play *****
Apples and Oranges ****
Paintbox ***
Nota: Versão especial de 40º aniversário de The Piper... agora à venda em edição de três discos!

Clássicos

A partir de agora, no Guimags Music Blog vai haver um espaço dedicado à análise de álbuns antigos mas que nem por isso estão no baú! No primeiro número será encontrada a análise do primeiro álbum dos Pink Floyd, "The Piper At The Gates Of Dawn"!

In Rainbows

O novo álbum dos Radiohead já está diponível no site da banda desde o passado dia 10. In Rainbows é o nome, comprem a versão digital ou encomendem a caixa no seguinte endereço: www.inrainbows.com. Brevemente a análise no Guimags Music Blog!

sábado, 13 de outubro de 2007

The Piper At The Gates Of Dawn


Foi hoje que, com muito orgulho, comprei a reedição do álbum The Piper At The Gates Of Dawn dos Pink Floyd. E só posso dizer que a obra de arte que parecia perfeita...foi aperfeiçoada!